quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

SEMINÁRIO TEÓRICO-CLÍNICO DAS PRÁTICAS GRUPAIS ABORDAGEM PSICANALÍTICA – RENÉ KAËS


SEMINÁRIO TEÓRICO-CLÍNICO DAS PRÁTICAS GRUPAIS
ABORDAGEM PSICANALÍTICA – RENÉ KAËS
JUSTIFICATIVA
Constata-se que grande parte dos profissionais atua atendendo grupos, sem ter na sua bagagem de formação uma escuta e ação diferenciada do sujeito no/do grupo.
O seminário teórico-clínico dirigido para os trabalhadores da saúde mental tem como finalidade preparar uma escuta e abordagem aprimoradas dos processos grupais, com pacientes, familiares, e nos programas de prevenção.
O atendimento grupal facilita a emergência de dificuldades e de soluções devido a mobilizar por identificação diversos recursos internos.
DEMANDA
Profissionais que atendem grupos nos serviços de saúde mental e precisam compreender os processos intra-subjetivos, inter-subjetivos e trans-subjetivos.
OBJETIVO
No termo deste seminário os participantes deverão:
* Analisar grupos a partir de uma leitura psicanalítica;
* Conhecer os fundamentos do método psicanalítico utilizando a teoria proposta pela escola inglesa de Bion; a escola argentina com Pichon Riviere e J. Bleger; e a escola francesa, fundamentalmente D. Anzieu e René Kaës;
* Ser capazes de instrumentalizar recursos facilitadores ou mediadores do diálogo e da produção grupal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Conhecer os fundamentos do método psicanalítico em situações vinculares.
* Utilizar objetos mediadores ou facilitadores do diálogo no grupo.
* Aprender a reconhecer os fatores individuais, grupais e institucionais no material produzido durante a intervenção grupal.
* Favorecer a utilização de técnicas grupais: grupos de acolhimento, grupos de escuta; grupos terapêuticos; escuta grupal em oficinas nos CAPS ou NAPS.
* Introduzir recursos como: vivência pictográfica – grupal, foto-linguagem, dramatização do quotidiano.
PROGRAMA
Serão apresentadas questões teóricas na primeira parte do curso; e, vivências e discussão de situações-chave na prática de grupos na segunda parte do curso.
TEMÁTICA
1. O Grupo e as Instituições - Contexto e história. Nascimento e Evolução das práticas grupais no contexto institucional.
2. O grupo - Suportes teóricos fundamentais. Formações intermediárias. O porta-voz; o porta-palavra; o porta-sonho; o porta-sintoma.
3. Os fenômenos grupais. O processo de associação livre no grupo.
4. Os grupos internos e as alianças inconscientes. O aparelho psíquico grupal.
5. De que maneira utilizamos Winnicott quando trabalhamos com grupos.
6. Seleção e Agrupamento. Indicações e contra-indicações.
7. O diagnóstico grupal. As entrevistas iniciais com o grupo. O desenho coletivo.
8. As intervenções e interpretação nos grupos.
INSTRUMENTOS E RECURSOS
1. Vivências pictografico-grupais.
2. A foto-linguagem.
3. A dramatização do quotidiano.
CARGA HORARIA
* 2 horas teóricas
* 2 horas practicas
* Horário: segundas feiras das 14 horas as 18:00 horas
* INICIO: 05 DE ABRIL DE 2010.
* AULAS MINISTRADAS NO SEDES SAPIENTAE – INSCRIÇOES NO SITE
DOCENTE: María Antonieta Pezo del Pino
Licenciada em Psicologia pela PUC; Psicanalist formada no Instituto SEDES SAPIENTAE, em São Paulo, Brasil; Doutoranda e Mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – Departamento de Psicologia Social e do Trabalho. Membro do LAPSO – Laboratório de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP. Membro do CETEC – Centro de Estudos da teoria Dops Campos - Supervisora: clínico-institucional da Rede de Saúde Mental do Estado de São Paulo (1984-2008). Atuo nos ambulatórios de Jaçanã, Pirituba, Franco da Rocha, São Miguel Paulista. Supervisionou o Ersa 4 e o Ersa 7. Supervisionou os centros de saúde mental dos Municípios de Bebedouro, Taquaritinga, Araraquara, Caraguatatuba, Santos (CVC). Realizou cursos de formação para atendimento grupal dos Municípios de Guarulhos, Caraguatatuba, Santos, Araraquara e São Carlos. No ano de 2007 realizou seminário teórico–clínico de grupos para os trabalhadores da saúde no Município de Santo André. Publicou na Revista Percurso, na Revista Estudos de Religião 34 da Universidade Metodista – 2008; a Revista Transformações na Psicologia da USP, 2008; nos Estados Gerais da Psicanálise, na revista Transiciones (Lima Peru), nas revistas eletrônicas e nos sites: defesa do trabalhador, Fort – Da (Psico - mundo), pai legal e Área 3 (Espanha).
segundas feiras: 14:30 horas 
Contato: 30329125 e 97046053

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe também,deixe o seu comentário.