segunda-feira, 19 de março de 2012

I Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento


 

I Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento

  





Programação do Congresso 
Data:18 e 19 maio 2012
Local:Campinas/SP

Informações:http://www.congressobrasileirotcr.com.br

A PROGRAMAÇÃO e as PRESENÇAS CONFIRMADAS são parciais. Finalizaremos a relação de títulos e palestrantes em breve!

AtividadesPainéis
18/05 das 8h30 às 18h00
6ª feira
das 18h00 às 20h00
19/05 das 8h30 às 18h00
sábado
Entrega dos certificados


Como Fazer?
O terapeuta atende ao vivo um “cliente”, simulando uma sessão de terapia. O cliente é outro terapeuta, que encenará recortes de atendimentos reais que realizou com um cliente seu. O terapeuta faz pausas e interrupções no atendimento e apresenta para a platéia quais foram os determinantes de suas intervenções e falas. O objetivo é explicitar quais foram os aspectos dos comportamentos do cliente e os conceitos comportamentais que controlaram os comportamentos terapêuticos. As ações do terapeuta não são intuitivas. São conceitualmente consistentes e conscientes. É, como qualquer comportamento, fruto de contingências de reforçamento presentes na sessão, que precisam ser conhecidas.
Duração: 50 min.

Sessão simulada de atendimento clínico: como o terapeuta se comporta com o cliente.
Estudo de Caso clínico 1: Terapeuta Hélio José Guilhardi – ITCR-Campinas
Estudo de Caso clínico 2: Terapeuta Hélio José Guilhardi – ITCR-Campinas
Estudo de Caso clínico 3: Terapeuta Hélio José Guilhardi – ITCR-Campinas

Debatendo Controvérsias
Expositor apresenta análises a respeito de temas atuais controvertidos. Poderão ser convidados outros expositores com diferentes pontos de vista ou com análises complementares sobre o tema.
Duração 50min.

Terceira Onda: Variabilidade terapêutica ou ruptura de paradigma?
Luc Vandenberghe – PUC-Goiás

Classificação de "Doenças Mentais": solução ou problema?
Dr. Isaías Pessotti - FMRP USP - Ribeirão Preto

Vamos Aprender!
Serão ministrados Cursos sobre diferentes temas, ilustrados com exemplos da vida cotidiana e da prática clínica. Ensinar conceitos sim, mas associados à realidade funcional.
Duração: 2 horas.

Inclusão escolar de crianças autistas e o papel do Acompanhante Terapêutico.
Cíntia Guilhardi e Glauce Carolina Vieira - Grupo Gradual

Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR): o que é e como fazer.
Hélio José Guilhardi – ITCR-Campinas

Operantes Verbais de Skinner: definição e identificação na clínica e no cotidiano.
Maria Martha Hübner – USP
 
Integração das avaliações neuropsicológica e comportamental no atendimento clínico de crianças com queixas de desatenção e hiperatividade.
Maria Cristina Triguero V. Teixeira e Luiz Renato Rodrigues Carreira - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Estudo de caso de longa duração: análises e intervenções em diferentes etapas de desenvolvimento dos 7 aos 18 anos.
Patrícia Piazzon Queiroz – IAAC

Vamos Pensar Juntos
O terapeuta apresentará recortes de um processo terapêutico que tenha conduzido, expondo dificuldades com as quais se defrontou para atuar, dilemas éticos que ocorreram, conflitos de interesses etc. e para os quais não há uma única e simples resposta. Participarão da atividade dois ou mais terapeutas, a fim de apresentarem e debaterem suas análises e sugestões. A ação do terapeuta é funcional; não estrutural. Como tal, complexa, multifacetada e deve ser exposta e discutida.
Duração: 50 min.

1. Abuso Infantíl: quando a mãe é conivente...
Terapeuta: Patrícia Panho Ferronato - ITCR-Campinas
Debatedores: Maria de Jesus Dutra dos Reis – UFSCar
                   Vera Regina Otero – ORTEC

2. Disputa Judicial pela criança: quem é mais importante?
Terapeuta: Patrícia Piazzon Queiroz - IAAC
Debatedores: Roberto Alves Banaco – Paradigma/PUC-SP
                   Vera Regina Otero – ORTEC

3. Anorexia: quando a cliente omite...
Terapeuta: Michele Cassiano da Silva - ITCR-Campinas
Debatedores: Maly Delitti – PUC-SP
                   Regina Wielenska – IPqHCFMUSP e HU-USP

4. Conflito de Valores entre terapeuta e cliente.
Terapeuta: Kellin Lotrario Hogata - ITCR-Campinas
Debatedores: Regina Wielenska – IPqHCFMUSP e HU-USP
                   Roberto Alves Banaco – Paradigma/PUC-SP
 

Posso Orientá-lo?
O terapeuta – em geral em início de atividade – ou aluno em estágio clínico apresenta para seu supervisor dados das sessões da terapia que vem conduzindo. A atividade tem por objetivo apresentar o processo de tomada de decisão do supervisor, a relação que ele faz entre os dados provindos do terapeuta e o referencial conceitual adotado, o qual alicerça as orientações propostas, e os cuidados que deve ter para modelar, ampliar e manter os comportamentos terapêuticos do seu supervisionado. O objetivo do supervisor não é apenas a transformação do cliente; do terapeuta também!
Duração: 50 min.

Estudo de Caso Clínico I
Supervisora: Patrícia Piazzon Queiroz – IAAC

Estudo de Caso Clínico II
Supervisora: Renata Cristina Gomes – ITCR-Campinas

Estudo de Caso Clínico III
Supervisora: Alice Maria de Carvalho Delitti - PUC-SP



Era Difícil...
Atividade essencialmente conceitual em que o professor exporá conceitos avançados do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento, tais como: autoconhecimento, liberdade, conceito de Homem, controle coercitivo, seleção do comportamento pelas consequências, pensamento, comportamento encoberto, comportamento verbal etc. O objetivo é torná-los claros e compreensíveis.
Duração: 50 min.

Auto-edição, Comportamento verbal e prática clínica.
Felipe de Carvalho Pimentel – ComporAec

Behaviorismo Radical. 
Júlio de Rose – UFSCar

O Autoconhecimento segundo o Behaviorismo Radical. 
Patrícia Piazzon Queiroz – IAAC

Desamparo Aprendido. 
Maria Helena Hünziker – USP

Liberdade Para Skinner. 
Ana Paula Basqueira – IAAC/FACIII

Noção de Causa e Seleção pelas Consequências. 
Deisy das Graças de Souza – UFSCar
 

Reveja Princípios...
Atividade na qual o expositor apresentará a definição de um princípio básico do comportamento e ilustrará sua ocorrência na clínica ou em episódios do cotidiano, através de vídeo ou atividade simulada ao vivo. Não basta definir os princípios. É necessário identificar sua ocorrência e aprender a usá-los.
Duração: 50 min.

Extinção: vale a pena produzir reações emocionais para efeitos temporários? 
Pedro Boldini Faleiros – UniAraras/ UNIMEP

Fuga - Esquiva: comportamento de dor. 
Maria de Jesus Dutra dos Reis – UFSCar

Modelagem: comportamentos extremos. 
Ana Paula Basqueira – IAAC/FACIII

Punição Negativa: provocando Desespero. 
Renata Cristina Gomes - ITCR-Campinas

Respondentes: abuso de drogas.
Marcelo Benvenutti – USP

Como Fiz...
Terapeuta apresenta o processo terapêutico de um caso clínico que atendeu, com ênfase no procedimento terapêutico utilizado; no raciocínio clínico que empregou; na relação entre os eventos comportamentais com os quais lidou e os conceitos da Análise do Comportamento e do Behaviorismo Radical; e, finalmente, nos dados de pesquisa da Análise Experimental e Aplicada do Comportamento que fundamentam as ações terapêuticas. A atuação do terapeuta deve produzir resultados relevantes (ser suficiente para o cliente, familiares, escola etc.) e ser consciente. O objetivo desta atividade é ensinar a fazer e porque foi feito assim.
Duração: 50 min.

A orientação de pais na terapia infantil: as dificuldades e propostas de intervenção num caso clínico pela Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Thais Saglietti Meira Barros - ITCR-Campinas

A prescrição de antidepressivos: uma questão de interação médico-paciente.
Franscisco Lotufo Neto - HCFM - USP

Alterações de tatos distorcidos da cliente sobre suas interações com o marido.
Tatiana Lance Duarte
 - ITCR-Campinas

Da discriminação de contingências à liberdade: estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Camila Magnet Rotta - 
ITCR-Campinas

Descobrindo o amor: quando o governo por regras é substituído pela sensibilidade a contingências. Um estudo de caso clínico segundo a Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Maria Isabel de Albuquerque Cavalcanti Franco
 - ITCR-Campinas

Déficit de repertório generalizado: um modelo de como instalar novas habilidades driblando a baixa tolerância à frustração e o excesso de esquivas.
Iara Araujo Miorim - 
ITCR-Campinas

Déficit de repertório social e dificuldades conjugais. Estudo de caso clínico em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Valéria Bertoldi Peres - ITCR-Campinas

Discriminar e expressar sentimentos: como a Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) pode instalar tais comportamentos.
Patrícia Panho Ferronato - 
ITCR-Campinas

"Filho de peixe, peixinho é?" - Alterando a função de estímulos na relação pais-filha a partir da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Renata Cristina Gomes - 
ITCR-Campinas

Gêmeos: o papel do ambiente no desenvolvimento de repertório comportamental.
Dinah Carazzolli Cox - IAC

Interação social como ferramenta para desenvolvimento e manutenção de repertório comportamental adequado. Um estudo de caso sob o enfoque da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Marília Zampieri - ITCR-Campinas

"Não posso!" O papel do controle coercitivo intenso na produção de regras e insensibilidade às consequências: Estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Eliana Leite Bastos - FACIII - FPJ - ITCR-Campinas

O desenvolvimento de habilidades em crianças autistas com o uso de tablets/ipad.
Cíntia Guilhardi e Glauce Carolina Vieira - Grupo Gradual

O processo de independência de um adolescente submetido a contingências coercitivas manejadas pela mãe: um estudo em TCR.
Marisa Isabel dos Santos de Brito - IAAC

O Sentimento de medo. Estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Michele Cassiano da Silva - 
ITCR-Campinas

Quando o sonho se transforma em pesadelo.
César Augusto Curvello de Mendonça - 
ITCR-Campinas

Selecionar e intervir: Como o controle de estímulos influencia na atuação do psicoterapeuta. 
Lílian Medeiros Drudi - IAC

Síndrome do pânico: estudo de caso sob o enfoque da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Luciana Martins Sanvido Ferreira - 
ITCR-Campinas

Um passo de cada vez: Um atendimento infantíl na perspectiva da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Priscila Ribeiro Manzoli - IACEP - Ribeirão Preto - 
ITCR-Campinas

Uma queixa e nada mais. Estudo de caso clínico segundo a Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). 
Najara Karine Salomão Pereira - 
ITCR-Campinas

Uma queixa sexual e poucas sessões de Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Ana Paula Gouveia Denipote - 
ITCR-Campinas

Aprendendo a manejar novas contingências: um estudo de caso clínico conduzido pela Terapia por Contingências de Reforçamento.
Diana Alvin Pena Canavarros - UNIVAG - 
ITCR-Campinas

Vínculo terapêutico: construído por reforço positivo? Estudo de caso em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR).
Conceição Aparecida dos Santos Covre Batista - 
ITCR-Campinas
 

Que faço na primeira sessão?
Serão apresentados vídeos e atividades de simulação ao vivo que representam dificuldades que ocorrem, frequentemente, nas primeiras interações entre terapeuta e cliente, em geral embaraçosas... As cenas deverão apresentar modelos de desempenho, tanto apropriados (a serem adotados), como inapropriados (a serem alterados). Todos os episódios serão comentados, de maneira a propiciar ao terapeuta iniciante alternativas de atuação em tais situações.
Duração: 50 min.

Como lidar na primeira sessão com queixa de suicídio.
Valéria Cristina Santos Menzzano - ITCR-Campinas

Definição de horário e valor da sessão: o contrato.
Marisa Isabel dos Santos de Brito – IAAC

Sessão inicial dos pais com queixa sobre filho adolescente.
Patrícia Panho Ferronato - ITCR-Campinas


Acompanhamento Terapêutico: Vamos ajudar?
O trabalho do terapeuta, muitas vezes, precisa ser complementado, consolidado e generalizado no ambiente natural. O acompanhante terapêutico cumpre tal papel. Nessa atividade serão mostradas etapas de treinamento do AT e aplicação por eles de procedimento com clientes, através de vídeos e situações de simulação ao vivo.
Duração 50min.

Treinamento de Acompanhante Terapeutico para aplicação de procedimentos de prevenção de resposta com cliente portadora de transtorno obsessivo-compulsivo.
Tatiana Lance Duarte e Noreen C. de Aguirre – ITCR-Campinas

Treinamento de Acompanhante Terapeutico para aplicação de procedimentos para instalação de comportamentos de estudo.
Marília Zampieri e Valéria Cristina Santos Menzzano – ITCR-Campinas

Treinamento de Acompanhante Terapêutico para lidar com pessoas com fobia de cachorro.
Ana Paula Gouveia Denipote e Valéria B. Peres – ITCR-Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe também,deixe o seu comentário.