Socializando Saberes
CURSO: As Paixões nos textos: o efeito passional em diferentes domínios discursivos
Público Alvo:
Estudantes, professores e comunidade em geral.
Pré-Requisito:
Ter formação em curso superior, completa ou em andamento.
Objetivo:
Proporcionar aos interessados uma iniciação aos estudos discursivos da paixão e do afeto, expondo as particularidades da perspectiva semiótica em meio ao panorama das demais abordagens da questão. Trazer-lhes, ao mesmo tempo, ilustrações práticas do modo como as paixões são examinadas em diferentes esferas discursivas, e em uma variedade de tipos de textos. O curso articula constantemente explanação teórica e trabalho concreto com uma pluralidade de textos selecionados em múltiplos domínios discursivos.
Programa:
Aula 1. O estudo das paixões: notas preliminares
a. Breve panorama dos estudos sobre as paixões nas diferentes vertentes das ciências humanas (filosofia, psicologia, psicanálise, sociologia), situando o modo como a Teoria Semiótica procura tratá-las.
b. Retórica e semiótica, persuasão e paixão: a abordagem aristotélica e seu paralelo com a perspectiva semiótica.
c. O papel do gênero na construção discursiva: diferentes totalidades, diferentes estratégias enunciativas, procedimentos de discursivização e textualização.
d. Entre enunciador e enunciatário: uma parceria na produção do sentido.
Aula 2. Compaixão: a configuração do efeito de identificação no discurso literário.
a. Procedimentos de análise na linguagem verbal: prosa e poesia.
Aula 3. Resignação: as estratégias discursivas e textuais no contexto religioso.
a. Procedimentos de análise na linguagem verbal, visual e verbovisual: narrativa bíblica, fidelização e divulgação religiosa.
Aula 4. Revolta: a manipulação sensível no discurso jornalístico.
a. Procedimentos de análise nas linguagens verbovisual, audiovisual: jornal impresso, online e televisivo.
Aula 5. Suspense: a estruturação do efeito de apreensão em discursos televisivos.
a. Procedimentos de análise na linguagem audiovisual: telenovela, filme e seriado.
Aula 6.
Parte I: Desejo: a construção do Querer no discurso publicitário.
a. Procedimentos de análise nas linguagens verbovisual e audiovisual: propaganda impressa e televisiva.
Parte II: O estudo das paixões: notas finais.
Carga horária: 18.00Horas
Vagas:
Máximo: 50 alunos
Mínimo: 10 alunos
Certificado/Critério de Aprovação: Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença.
Coordenação: Prof. Dr. Ivã Carlos Lopes, da FFLCH/USP.
Ministrante(s):
Eliane Soares de Lima e Sueli Maria Ramos da Silva.
Fonte:http://sce.fflch.usp.br/node/772
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe também,deixe o seu comentário.