segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Curso: Fenomenologia, Psicopatologia, Neurociências: e a Consciência?

Socializando saberes da Psicologia, por Patricia Lara

Fonte:http://www.ip.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=4367%3A2013-06-17-17-19-36&catid=45%3Aeventos&Itemid=83&lang=pt

Curso: Fenomenologia, Psicopatologia, Neurociências: e a Consciência? | De 16 a 19/9/2013, 9h às 12hImprimirE-mail
Notícias - Eventos

Convidadas:Profa. Emérita Angela Ales Bello | Università Lateranense di Roma; Presidente del Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche, con sede in Roma, affiliato a The World Phenomenology Institute (U.S.A.)
e Profa Jacinta Turolo Garcia | Centro Italiano di Ricerche Fenomenologich

Objetivos
O objetivo do curso é explicitar a razão do confronto teórico entre essas disciplinas: fenomenologia, psicopatologia e neurociências com objetivo de mostrar a importância da qualidade das relações entre esses distintos saberes, cujos debates atuais se fazem presentes no campo da psicologia. Discutir-se-á critérios de objetividade e evidência, próprias a cada ciência. A fenomenologia auxilia a explicitar que o ser humano não pode ser reduzível ao funcionamento cerebral ou apenas compreendido pelo funcionamento corporal ou psíquico, mas como uma unidade complexa e estratificada. Afirmar que a consciência tem uma base na atividade cerebral é distinto que afirmar que o cérebro é o lugar da consciência. A concepção dualística do ser humano – ser complexo e estratificado – será discutida de modo crítico e interdisciplinar, quanto à validade da consciência a partir do rigor fenomenológico.

| Seminário aberto ao público e sem custo | 170 VAGAS | Será emitido certificado de participação | 
 
Inscrições
Pelo link: 
 http://goo.gl/tfg5fP 
 
Responsável
Prof.  Dr. Andrés Antúnez
 
Organização
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP
  
Apoio
Pró-Reitoria de Pós-graduação – PRPG – USP
 
LocalAnfiteatro do Bloco G - IPUSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe também,deixe o seu comentário.