Socializando, por Patricia Lara- Psicóloga Clínica
Fonte: http://www.proex.unifesp.br/eventos/eventos14/escolar_hospitalar/
8º Encontro ATENDIMENTO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO DE SAÚDE
Práticas Pedagógicas Subsidiando Políticas Públicas
PERÍODO: 26, 27 e 28 de maio de 2014.
LOCAL: Teatro Marcos Lindenberg - UNIFESP - SP
ATENDIMENTO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO DE SAÚDE
Práticas Pedagógicas Subsidiando Políticas Públicas
A Unifesp através de seu Departamento de Pediatria, tem por missão integrar-se com a sociedade a fim de estimular e implementar cuidados com a saúde e o bem estar da criança e do adolescente, gerar conhecimentos , oferecer assistência integral à saúde, formar e capacitar pediatras e profissionais afins .
Em consonância com os objetivos institucionais o atendimento ao escolar no ambiente hospitalar acontece como estimulo ao desenvolvimento global do escolar em tratamento de saúde, através de uma abordagem inclusiva que acolhe a diversidade e prepara o aluno para sua reintegração no Ensino Regular .
Legalmente amparada e reconhecida como recurso que repercute positivamente na recuperação da saúde do aluno, as Classes Hospitalares e os Atendimentos Ambulatoriais tem por objetivo estimular a inclusão escolar e social por meio de uma proposta pedagógico-educacional que não abdica do lúdico como veículo importante na construção do conhecimento mas que também promove intervenções quando se observa a defasagem idade-ano escolar, o baixo desempenho acadêmico e, mesmo, o fracasso ou evasão escolar.
1- APRESENTAÇÃO
Sabemos que o exercício dos direitos fundamentais à Educação e a Saúde constituem fatores essenciais no exercício da cidadania. No processo de escolarização da criança e do jovem em tratamento de saúde ambos os campos do conhecimento necessitam de uma abordagem interdisciplinar. Para que isto ocorra faz-se necessário a criação de políticas públicas que possibilitem uma ação profissional comprometida com o atendimento a nossa população por meio de um conjunto articulado de serviços especializados através dos quais os profissionais que nela atuam fortaleçam parcerias e ofereçam ao escolar em tratamento recursos para a readaptação tanto escolar quanto social.
É sob esta perspectiva que o Evento propõe-se a abordar temas como a formação dos profissionais, atualização técnica e científica mediante a reflexão de ações que buscam compreender as características próprias do escolar em diferentes situações de tratamentos de saúde, sempre objetivando o seu desenvolvimento global respeitando , diferenças, possibilidades e limitações específicas.
O objetivo de refletir e discutir sobre recursos e apoio ao desenvolvimento global do escolar em tratamento de saúde, materializou-se na correlata compreensão do corpo como cenário do sentir e do saber e a Psicomotricidade como apoio a superação das dificuldades social e escolar assim como na ressignificação do trauma causado pela dor e pelos tratamentos de saúde muitas vezes invasivos.
PÚBLICO ALVO
O evento é destinado aos profissionais, pesquisadores, técnicos e estudantes das áreas da Educação , da Saúde e demais áreas do conhecimento que estejam relacionadas com os processos de desenvolvimento e de aprendizagem do escolar que esteja hospitalizado, em tratamento domiciliar ou ambulatorial.
PARTICIPAÇÃO
A participação ocorrerá de duas formas:
- Participação como ouvinte sem apresentação de trabalhos
- Participação com apresentação de trabalhos
2-METODOLOGIA
As atividades desenvolvidas consistem em Conferências, Mesas Redondas seguidas de Debates, Comunicações Orais, Pôsteres Comentados e, Exposição de Trabalhos. No item TRABALHOS encontram-se as normas para a apresentação das atividades.
-EIXOS TEMÁTICOS
EIXO TEMÁTICO 1/ POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO ESPECIAL E ENSINO REGULAR
Objetivo: reunir pesquisas e discussões relacionadas aos pressupostos históricos, políticos, sociais e organizacionais que orientam as instituições de saúde e os sistemas educacionais considerando as concepções, teorias e os instrumentos legais que referenciam o atendimento educacional realizado com crianças e jovens em tratamento de saúde e novas proposições para a melhoria do ensino visando a elaboração e implementação de políticas e projetos educacionais específicos.
EIXO TEMÁTICO 2/ AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E ADAPTAÇÃO CURRICULAR: NOVOS CENÁRIOS, NOVAS LINGUAGENS.
Objetivo: promover reflexão sobre as demandas necessárias para que os alunos em situação de doenças principalmente crônicas e de longa duração possam participar das atividades acadêmicas propostas para os demais alunos do Ensino Regular mesmo à distância, a fim de que posteriormente possam retornar à rotina da escola regular..
Incentiva-se também apresentação de propostas e perspectivas que permitam avançar para a interconexão do desenvolvimento da inovação curricular através dos recursos da Educação a Distância (EAD), da Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem AVAs) que promovam o intercâmbio entre o escolar em tratamento de saúde e a sua escola de origem.
EIXO TEMÁTICO 3 / FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DIFERENTES AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
Neste eixo concentram-se relatos de experiências e pesquisas que abordam as questões identificatórias que caracterizam o profissional da educação que atua no atendimento ao escolar em tratamento de saúde
Será abordada a questão segundo a apresentação de programas de formação inicial e continuada dos professores, mudanças e transformações necessárias nos currículos para subsidiar o profissional da educação no trabalho em equipes de caráter inter, multi e transdisciplinares, assim como prepará-lo para a atuação com crianças enfermas nos diferentes contextos de aprendizagem como hospital, ambulatório, casas de apoio e atendimento domiciliar.
EIXO TEMÁTICO 4/ EDUCAÇÃO E SAÚDE: INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL DO ALUNO COM DOENÇAS CRÔNICAS
Congrega pesquisas relacionadas aos desafios que a educação escolar enfrenta ao atender às necessidades educacionais especiais dos escolares em tratamento de saúde em consonância com os princípios de inclusão escolar segundo o que propõe a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Também refere-se às diretrizes legais que organizam os sistemas escolares nas diferentes unidades de ensino criando-se assim a oportunidade de discutir tais questões à luz de diferentes contextos educacionais e contribuindo de forma contundente para o avanço do conhecimento na área da educação regular e especial.
EIXO TEMÁTICO 5/ PSICOMOTRICIDADE COMO APOIO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO DE SAÚDE
Discute estratégias que abordem a Psicomotricidade como instrumento de apoio ao processo de desenvolvimento global de escolares em tratamento de saúde, tendo em vista as intervenções direcionadas a contribuir no desempenho das atividades de leitura e escrita, fortalecimento das funções psicocorporais e superação das adversidades advindas da hospitalização e das dificuldades de aprendizagem.
Palestrantes Convidados já Confirmados:
Prof. Dr. Fernando Lefevre
Profa. Dra Eneida Simões
Prof. Dr. Lino de Macedo
APOIO:
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