domingo, 30 de novembro de 2014

Setting - PSICOTERAPIA DE PACIENTES COM DOENÇAS AUTOIMUNES À LUZ DA PSICANÁLISE.



cid:image001.jpg@01CFF5D6.99EC9960
Palestra
PSICOTERAPIA DE PACIENTES COM DOENÇAS AUTOIMUNES À LUZ DA PSICANÁLISE.

Público a que se destina: Psicólogos. Estudantes de psicologia e demais profissionais da área da saúde.
Objetivo: Discutir os mecanismos psíquicos, ambientais e sociais envolvidos nas doenças autoimunes, e suas implicações psicológicas decorrentes do desenvolvimento da doença ao longo da vida.
Existem mais de 80 doenças autoimunes catalogadas. Essas doenças podem afetar diferentes órgãos e sistemas do corpo. Entre as mais comuns estão lúpus, esclerose múltipla, diabetes tipo I, vitiligo, artrite reumatoide e psoríase. A doença autoimune acontece quando o sistema imunológico ataca e destrói os tecidos e órgãos saudáveis do próprio organismo.
A discussão entre os profissionais da saúde é: Seriam elas psicossomáticas? Teriam como fator basal os conflitos psíquicos? Ou são apenas oriundas do desequilíbrio do sistema imunológico? Essa discussão muitas vezes é motivada tanto pela falta de conhecimento, como pelo preconceito.  
Ainda que a hereditariedade seja uma precondição das doenças autoimunes, está aberto o espaço para o questionamento das condições nas quais se constituem as doenças autoimunes, já que a precondição em si não é suficiente para desencadear a doença, podendo ou não se manifestar, a partir do acionamento dos fatores desencadeantes. A psicanálise nos apresenta a concepção de que o biológico é substrato do surgimento do psiquismo, o que torna a condição somática e a psíquica dois planos necessariamente atravessados um pelo outro.
Data e horário:
29/11/2014 – Das 14 às 15h30
Palestrante: Milene Luiz
Psicoterapeuta, Psicóloga, Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pela USP.
Investimento: R$20,00
Informações, Inscrições e Pagamento: Rua Dr. Epitácio Pessoa, 456, Jd. Santa Francisca. Guarulhos, tel.: 2441-0043 com Dayane de segunda à sexta das 13h às 20h e aos sábados das 8h às 14h, ou depósito bancário no Banco Itaú, Ag. 3150 – c/c: 20045-3, em nome do Setting – Estudos em Psicanálise, CNPJ: 05.387.475/0001-04. Pedimos enviar o comprovante de pagamento para o email: settingpsicanalise@uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe também,deixe o seu comentário.