terça-feira, 12 de março de 2013

IV ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO À QUEIXA ESCOLAR

Socializando saberes"O indivíduo realmente culto é aquele que respeita a diversidade, tem curiosidade permanente de conhecer o outro e faz do ato de viver o ato de aprender. " Gilberto Dimenstein



IV ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO À QUEIXA ESCOLAR

 
Nas duas últimas décadas, a Psicologia Escolar e Educacional tem avançado significativamente na compreensão dos processos de produção das queixas escolares, assim como na construção de propostas de intervenção realizadas em serviços-escola de Psicologia e demais equipamentos de atenção em saúde mental. 
Tais avanços derivam da consideração do homem como ser social, que se humaniza no pertencimento a grupos e instituições, como a escola, o que indica caminhos a serem trilhados. Entre eles, destaca-se a necessidade de estudos mais aprofundados das dinâmicas institucionais, da participação da escola na construção dessas queixas, assim como o reconhecimento da relação de mútua constituição indivíduo-sociedade. 
A realidade das instituições de ensino de Psicologia, no entanto, evidencia que tais conhecimentos não têm implicado, de modo geral, em práticas de atendimento que superem a abordagem tradicional de diagnóstico psicométrico e atendimento de cunho individualizante e positivista.  
Para debater questões como essas, o Grupo Interinstitucional Queixas Escolares (GIQE), formado por profissionais de diversas instituições, realizaram o I, o II e o III Encontros de Atendimento Psicológico à Queixa Escolar ocorridos, respectivamente, em Março de 2004, Abril de 2005 e Novembro de 2006. Dando prosseguimento às discussões, será realizado o IV Encontro de Atendimento Psicológico à Queixa Escolar. 
Este evento tem como objetivo geral conhecer, discutir e construir novas práticas de atendimento psicológico à queixas escolares que considerem a dimensão social do acontecer humano. 
Destina-se a psicólogos e profissionais de Saúde e Educação implicados no atendimento às queixas escolares e ocorrerá nos dias 03 e 04 de maio de 2013, na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, Capital. 
Local do Evento: Universidade São Judas Tadeu - Campus Mooca - Anfiteatro do Térreo
Endereço: R. Taquari, 546 - Mooca - São Paulo - Tel: 2799.1831
 
03/05 (SEXTA) 04/05 (SÁBADO) 
19h00 - Atividade cultural 
19h30  – Abertura 
20h00  – Mesa de Abertura 
9h00 às 12h00 - Grupos de Discussão (G.Ds) - 1 a 11 
12h00 às 13h30 - Almoço 
13h30 às 15h30 - Mesa-redonda 
15h30às 16h30 - Plenária 
16h30 às 17h00 – Encerramento 
PROGRAMAÇÃO COMPLETA 
03/05 (SEXTA) 04/05 (SÁBADO) 
19h00 – Atividade cultural 
19h30 – Abertura 
20h00 - Mesa de abertura 
“Medicalização da Educação e atuação do psicólogo junto às queixas escolares” 
Profa. Dra. Marilene Proença Rebello de Souza (Universidade de São Paulo) e Profa. Dra. Maria Aparecida Affonso Moysés (Universidade Estadual de Campinas) 
9h00 às 12h00 – Grupos de Discussão (G.Ds):
G.D 1 – “Humilhação social” – Prof. Dr. José Moura Gonçalves Filho (Universidade de São Paulo) 
G.D 2 – “Racismo e escolarização” – Prof. Ms. Antonio Carlos Malachias (Secretaria Municipal da Educação de São Paulo) 
G.D 3 – “Educação Inclusiva e Crianças com Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD)” – Profa. Ms. Deborah Sereno (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e convidados 
G.D 4 – “Bullying” – Profa. Dra. Carla Biancha Angelucci (Universidade Presbiteriana Mackenzie) 
G.D 5 – “Produções escolares e atendimento às queixas escolares” – Profa. Dra. Anabela Almeida Costa e Santos Peretta (Universidade Federal de Uberlândia) 
G.D 6 – “Educação e interfaces na Assistência Social” – Psicóloga Kelly Regina Sobral (Centro de Referência em Assistência Social – Osasco) 
G.D 7 – “Intervenção junto a educadores” – Prof. Dr. Luis Antônio Gomes Lima (Universidade São Judas Tadeu) 
G.D 8 – “Adoecimento docente” – Profa. Dra. Renata Paparelli (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). 
G.D 9 – “Violência doméstica e queixas escolares” – Psicóloga Alecxandra Mari Ito (Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura de Suzano) 
G.D 10 – “Uma outra escola é possível?” – Dra. Helena Singer (Associação Cidade Escola Aprendiz) e Psicóloga Carla Lam (Núcleo de Estudos em Saúde Mental e da Psicanálise das Configurações Vinculares) 
G.D 11 – “Documentos escritos do psicólogo” – Profa. Dra. Adriana Marcondes Machado (Universidade de São Paulo) 
 
13h30 às 15h30 - Mesa-redonda “Políticas públicas em Educação e Saúde: subsídios para atendimento psicológico às queixas escolares” – Profa. Dra. Mitsuko Aparecida Makino Antunes (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e Profa. Dra. Ianni Regia Scarcelli (Universidade de São Paulo) 
 
15h30 às 16h30 – Plenária 
16h30 às 17h00 – Encerramento 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe também,deixe o seu comentário.